Gravações da visita a Brasília para o Festival Fora do Eixo incluindo: triturador de notas, escolinha ao lado do lixão da estrutural, templos vazios, prédios públicos quase vazios, ruas desertas, gente de rua cantando e delirando, barulhos de aparelhos, montagem de exposição, piano proibido em centro cultural com teclas pixadas, oficinas de ópera, festanças, bicicleta, museu maçônico, estádio de futebol, cachoeira, botecos...
Sociofonia#11
}Trans tornos:
Bandeiras de Xiita {Coração Partido} |
O que atravessa o centro rotátil do meio urbano fazendo cruzarem elementos fora do eixo em campos gravitacionais que não os seus usualmente.
Buscamos entender como ocorrem as sociedades de diversos modos de escuta, as cumplicidades de certos modos de vida que acarretam nos campos (a)composicionais dos "estilos musicais" por exemplo. Como as diferentes pessoas escutam e o que elas escutam?
Quais as finalidades dadas ao sonoro e ao musical na vida social metropolitana? Que aparelhos de rádio podemos reutilizar do lixo para tocar? Quem precisa ser ouvido e quem não quer ser ouvido?
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]Objetivos:
•Uma instalação sonora composta com todo o material recolhido durante o processo...
•Um mapa da cidade sonora...Três oficinas abrangendo o processo de captura, edição e difusão sonora...
•Uma série de jornadas sonoras gravadas em formato mp3 realizadas a partir destas oficinas, cartografadas no mapa para que pessoas possam fazer tais travessias pelo espaço urbano aumentado...
•Um libreto-mapa para rotas sonoras no walkmen digital
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)Processo:
Caminhadas gravando sons, recolhendo lixo, indo encontrar amigos que moram longe (se der já pedir pras pessoas que estiverem no festival que queiram fazer um som ou mostrar uma ilha de silêncio, seria ótimo conhecermos amigos dos amigos)
Criar uma maquete sonora da cidade audível durante todo o processo com caixas de som velhas sobre mapas alterados. Ouvir as pessoas na casa de residência, compor um disco com quem quiser. Cantar, por favor, cantemos. Criar rotas na maquete para atravessamento da cidade.
Fazer uma cartografia na cidade com uma primeira trajetória poética. Ouvir as pessoas na rua, no ministério da cultura, nos diferentes templos, nas festas. Um libreto-mapa para rotas sonoras no walkmen digital...Espécie de filme-cego ou ensaio sobre a surdez...
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Da Ópera à Próera:
Como a transmutação desenrolada do tom ao espectro através do processo dodecântico dos empilhamentos de notas e frequências (clusters) até a composição coletiva dos drones, os sistemas programáticos das musiações reapresentivas sofreram algumas mudanças dinâmicas e dramáticas, da atuação à interação interventiva, da representatividade sasonal ao ativismo em redes cotidianas na harmonia contextual. As vozes todas foram identificadas pelos softwares de síntese vocal.
hf=mc2
(n-f)=x grau de potência dos encontros.
Espectro Sonoro e Campo Sensório Musical: Uma escuta de fato compassiva haveria de lidar com todos os modos de escuta (uma vida, uma escuta), e mais ainda: com todo o audível humano e suas limitações lógicas e sensíveis.
Toda nova ciência demanda uma nova linguagem. Toda nova linguagem surge avançada o bastante para se assemelhar ao código. Mudar o vento altera apenas algumas variáveis do som do sino eólico.
18, Trabalho Sobre o Que se Deteriorou.
Sinaefonia, Crepúsulo dos Tipos:
Mola, Molécula, Cidade.
Ondulação lisa onde se deslindam os cortes dos gestos programáticos, a senoide cognição fluidificou as notas e com isso também diluiu as fronteiras entre estilos (modos de composição aural).
A noite tipológica vê os campos gravitacionais de alhures sendo coordenados em suas flutuações pelas estelas-mídias. Sonátemas, tipos sinestésicos focados em escutas, conectam outras possibilidades de concatenáCào de sons e mesmo de dinamizações sonoras (ritmos em aritmos, a exemplo) gestando uma metamatemúsica, a auria.
Não sou eu quem me navega, quem me navega é senoide, a nevaga.
Três Tempos da Cera:
As linhas do horizonte fractal lembram a expansão da escuta. |
Grãos, malhas e massas esculpem as intensidades ter-restres da escuta: danças sensíveis em prismas sinestésicos que gestam partituras-programas, relações entre entrescutas e ritos sacro-integrais de religação do laico com o profano.
Quais os maquineísmos organômicos da composição muséica?
Para que programa-partitura gestxs soantes como dança ritual e não seus resultados meramente sonoros de antemão.
Concerto Candango:
"Um idealismo prático reveste o calo à mão, apagar as contas é um gesto metafísico."
I.Réquiem para Samuel Rawet.
II.Cor ou Ação de Criyestoeal: Um cego (Artemiev) guia um povo ao meio do deserto e onde menos vegetação encontra, às vozes do povo ecoam-lhe 'Estamos Perdidos.' Desta perdição fizeram sua nação erguendo capital sobre um cristal. Coroação da cegueira política no coração do mundo.
III.Esplanada das Putas.
IV.Alvorada na Sacolândia.
V.Mendigo e Estudante no Santuário dos Pajés.
VI.Com Certos Candangos: Céu imóvel, gapão na zona, sis e temäsis, ura lupas e lâmpadas, a vertigem dos objetos, as empresas do corpo (laibach butoh), nós...
VII.
"Onde lidamos diretamente com as arbitrariedades de valorização e a virtualidade atualizada às prag-máticas, os prgnósticos e as pro-gramáticas da vida sob o aparelhamento capital."
As Brilia {cidade quântica dos encontros} |
O Elefante de Marfim:
Madame Política, Médium |
Mola, Molécula, Cidade. Quando o sapo pulo em meu joelho, me recordei da impansão ocorrida em Inhotim, quando do encontro com uma serpente e um corvo.
A próera seria um processo de enredamento afetivo que busca ampliar o uso e propiciar a reflexão crítico do objeto-estudo e do processo em seus entranhamentos a respeito do espaço-cárcere subjetivo, museu.
Através de uma pesquisa sobre as obras instaladas, propor intervenções que atravessam o espaço ex-positivo est-ruturando uma rede dinâmica de experiências sensoriais, e portanto, lógicas, sígnicas, típicas, icônicas, simbólicas, analógicas.
O Despertar dos Hackers:
Ready-Made inerente ao som do limpador de bosta |
"O Caos não é sagrado e deve ser profanado com orgasmos." - Hakim Bey.
Uma conclamação ao uso ritualístico da tecnologia em reinsistência poiética ao tecnofetichismo.
Escrever uma carta sobre ministério e cultura e não entregar à ministra da cultura.
Executar uma série de intervenções na eslpanada dos mistérios:
I.Circundar o ministério da cultura soando ruído preparado com sons das periferias do país todo.
II.Propor uma programação para a madrugada (horário aberto e desocupado) com a história do ruído.
III.Escrever um poema intitulado "A Desconstituição do Brasil" e outro chamado "Un Coup de Pure Däat".
IV.Caso falhem estas tentativas, conversar sobre elas com pessoas nas ruas as mais distintas.
V.Um ciclo: Rito, representação, repetição, autopoesia.
Livro dos Desapegos:
"Qual a flor mais suntuosa? Qual a mais venenosa?"
Escreva sob a mais pura necessidade.
Tome o máximo de tempo na escrita na mais lenta velocidade que conseguir.
Se esmere na caligrafia do que sentes que deva deixar-te o corpo e ficar nestas páginas.
Pirâmide monetária dentro de um lixo de feltro para automóveis da Secretaria da Justiça. |
"Lindo extermínio. Primeiro enxonfre, depois água fresca."
Oratório a Nossa Senhora do Lixo:
Colhias o ouro entre lírios
antes do garimpo
Extraías o leite plástico
onde vertem nosso vômito
Água metalizada, pétreas vísceras
Ofélia bebeu o afogamento
renasceu ícone lácrimo em Fátima
Woolf letra o escapulário
enterrada nas fézes
que maquiam o teatro
cidade em sua farsa-fé
De seu corpo o rio de lixo
nasce no seio Tietê
Desvio para o Vermelho no Espelho da Tauromaquia:
OU |
-Se pergunta, não sei.
-Se resposta, duvido.
-Ninguém ouve, podem falar.
-Se morte, tudo permitido, melhor.
-Tolheram-se anjos trocando mãos por asas.
Geoeco:
Lixeira feita de lixo. |
Resonâncias ambientais e modos distintos de soação. Como o meio influi na música, esta se torna ruído-interferência no campo aural.
No Vale do Amanhecer ergueram um templo à burocracia hierárquica. Quando tia Neiva morreu (o pajé é sempre o primeiro marte, depois os
guerreiros se matam por prazer e paixões) a dinâmica simbólica de sua seita estratificou num sistema dogmático que leva à decadência desta
cidade-egrégora. Em tudo a arquitetura política e religiosa se assemelham.
Identidade e oitava, singularidade e trítono, periodicidade espectro. Idalteridade. Contraponto em contraplanos cinematicográficos.
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