Orson Wells discute a radiação sonora como a composição musical de uma alteração nos modos de escuta com Luc Ferrari, Antonin Artaud ri das harmonias contextuais ao ouvir Buster Keaton interpretar Ezra Pound. Através de visitas agendadas a uma gama de estações de rádio (estatais, comerciais, comunitárias, livres, piratas, virtuais) na cidade de São Paulo, adquirir material sonoro dos momentos fora do ar das emissoras para a criação de uma composição de aproximadamente uma hora de duração para a exposição de museu Oidaradio. As pessoas contactadas neste processo são convidadas a participar ativamente do projeto, em discussões e na apresentação no Paço das Artes. O material total somou mais de 50 horas de duração capturado e editado em duas semanas.
Os processos de globalização da radiodifusão somados à crescente intermediação do contato sonoro cria uma inversão nos modos de escuta urbanos, a saber: a escuta global (telenotícias, parada de sucessos unificado da escuta infantilizadora massificada e seus enraizamentos hype e cool, historiografia dos compositores, etc.) se regimenta como um controle imanente das formas de uso do tempo e de encontro local tanto de escutas como de atuações musicais(ritualização musical do tempo, criação coletiva intempestiva como em rodas de samba e demais sessões de jam, escuta ambiental, etc.)
Através do duplo movimento de cartografia das variantes modais de radiodifusão urbana e performance de enredamento da escuta ambiental coletiva local, cria-se uma harmonia contextual que mais que documentar um período musical histórico, o recria na forma de uma composição que possibilita a conexão de diversos expoentes da radiodifusão física e subjetivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário